Passar para o conteúdo principal

Plataformas

As plataformas são comunidades de suporte para mitigar necessidades, criar novos serviços e módulos de formação

Tem o objetivo de assegurar os serviços BioData.pt | ELIXIR-PT fornecendo e mantendo uma infraestrutura computacional distribuída e dando suporte à comunidade na criação de novos serviços e ferramentas para apoiar todas as fases do ciclo de vida dos dados.
Conduz o uso, reuso e valor dos dados das Ciências da Vida e da Saúde em Portugal.
A Plataforma de Formação honra a tradição de vários anos em formação em Bioinformática e Gestão de Dados de Investigação em Portugal.

Comunidades

As nossas comunidades reunem investigadores que identificam lacunas em gestão de dados, ferramentas e recursos de computação em diferentes domínios das Ciências da Vida (ex: Biologia Vegetal, Microbiotecnologia, Ciências Marinhas e Saúde).

Fornece métodos e ferramentas para analisar, prever, arquivar e validar dados de estruturas tridimensionais (3D) de biomacromoléculas como proteínas, RNA ou DNA.
Foca-se em desenvolver modelos e ferramentas para melhor compreender os princípios inerentes aos processos celulares, bem como a otimização de estirpes e integração com bases de dados ómicas.
Composta por cientistas de plantas com diferentes formações, desde a bioinformática à biologia vegetal, com o principal objetivo de desenvolver e apoiar a integração e a ligação de diferentes tipos de dados de plantas, desde a fenómica e genómica até à transcriptómica, metabolómica e modelação.
Tem o objetivo de criar um ecossistema de serviços que permitam o acesso internacional a dados genómicos e biomoleculares, promovendo a investigação e melhorando a saúde humana.
Tem como objetivo estabelecer normas para a análise de sequências derivadas do microbioma e a integração de multi-ómicas, bem como identificar lacunas na formação, métodos e bases de dados de referência, escalando os recursos de bioinformática para a investigação do microbioma em todos os biomas.